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Avaliação dos alunos - Critérios de avaliação

Avaliação dos alunos - Critérios de avaliação

A avaliação, constituindo-se como um processo regulador do ensino, é orientadora do percurso escolar e tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino através da aferição do grau de cumprimento das metas curriculares globalmente fixadas para os níveis de ensino básico. Esta verificação deve ser utilizada por professores e alunos para, em conjunto, suprir as dificuldades de aprendizagem. A avaliação tem ainda por objetivo conhecer o estado geral do ensino, retificar procedimentos e reajustar o ensino das diversas disciplinas em função dos objetivos curriculares fixados.

Até ao início do ano letivo, o conselho pedagógico da escola, de acordo com as orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação, define os critérios de avaliação para cada ciclo e ano de escolaridade, sob proposta dos departamentos curriculares.

Os critérios de avaliação constituem referenciais comuns no interior de cada escola, sendo operacionalizados pelos professores titular de turma, no 1.º ciclo, ou conselho de turma, nos restantes ciclos/níveis.

 

Ano letivo 2021/2022

 

Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento (saiba mais)

 

Departamento do 1.º Ciclo

Departamento de Ciências Experimentais

Departamento de Português

Critérios Português Língua Não Materna

Departamento de Línguas Estrangeiras

Departamento de Expressões

Departamento de Matemática, Informática e Economia

Departamento de Ciências Sociais

Cidadania e Desenvolvimento (2º e 3ºciclos)

Cursos Profissionais

Critérios de Avaliação para alunos com Medidas Adicionais - Adaptações Curriculares Significativas

Critérios de Avaliação de EMRC

5.º e 6.º ano

7.º. 8.º e 9.º ano