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Técnico de formação para a lecionação da disciplina de E.M.R.C..
Início da candidatura:
27/11/2024
Data final da candidatura:
2/12/2024
Aviso de Abertura
Critérios de Seleção Técnicos Especializados
Contratação Oferta de Escola
Técnicos especializados de formação para lecionação da disciplina de E.M.R.C..
1 - Horários a concurso
Horário: 63
N.º de tempos letivos: 5
Disciplina: E.M.R.C..
Ano(s): 1ºciclo e 5ºano
2 - Modalidade de contrato:
Contrato de trabalho em funções públicas a termo.
3 - Duração do contrato
Temporário
4 - Local de Trabalho
Escolas do 1ºciclo e Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior
5 - Apresentação da candidatura
1.1 A candidatura é formalizada através da aplicação informática disponibilizada para o efeito pela Direção-Geral da Administração Escolar no endereço https://sigrhe.dgae.mec.pt.
6 - Requisitos de Admissão
6.1 - Envio obrigatório da seguinte documentação:
i) Anexo ao aviso de abertura;
ii) O Portefólio deve estar em formato PDF, tamanho A4 e não deve exceder 6 páginas. Na primeira página do portefólio deve constar apenas o nome completo, o número do candidato e o(s) número(s) do(s) horário(s) a que concorre, bem como o seu código bem legível. O texto deve estar escrito em grafia apropriada e não pode ser manuscrito. No portefólio deve constar informação clara e inequívoca que permita a aplicação de todos os critérios e subcritérios de seleção, referindo-se quais os documentos que concorrem para cada um dos critérios de avaliação;
iii) Certificado de habilitações;
iv) Certificado de formação profissional na área do concurso;
v) Comprovativos da experiência profissional na área do concurso
vi) Declaração das autoridades diocesanas a certificar a idoneidade do docente para lecionar a disciplina de EMRC.
Avaliação do Portfólio (com a ponderação de 30%)
6.2 - Experiência Letiva em Educação Moral Religiosa Católica (10 pontos):
Sem experiência - 0 pontos;
[0,3] anos - 3 pontos;
]3,7] anos - 7 pontos;
> 7 anos - 10 pontos.
6.3 - Participação em Projetos de âmbito da Educação Moral Religiosa e Católica. (10 pontos)
- O candidato não possui experiência em projetos relacionados à Educação Moral Religiosa Católica - 0 pontos;
- O candidato participou num projeto de forma isolada, sem assumir responsabilidades de liderança - 3 pontos;
- O candidato participou ativamente em diversos projetos, assumindo responsabilidades e contribuindo de forma significativa para o seu sucesso - 7 pontos;
- O candidato liderou ou coordenou projetos de grande porte, demonstrando capacidade de gestão, organização e inovação - 10 pontos.
6.4 - Habilitações académicas (10 pontos):
- sem licenciatura - 0 pontos;
- licenciatura - 5 pontos;
_ licenciatura / mestrado com cadeiras de Ciências religiosas ou Teologia - 10 pontos.
Número de anos de experiência profissional na área do concurso (com a ponderação de 35%)
6.5 - Número de anos de experiência profissional na área do concurso (15 pontos):
i) Sem experiência - 0 pontos
ii) Até 3 anos - 8 pontos
iii) De 3 a 5 anos - 10 pontos
iv) Mais de 5 anos - 15 pontos
6.6 - Número de dias de serviço na área da docência (20 pontos)
i) 1 a 365 dias - 5 pontos
ii) De 367 a 1095 dias - 10 pontos
iii) De 1096 a 1825 - 15 pontos
iv) Mais de 1825 - 20 pontos
Entrevista de avaliação de competências
6.7 - Conhecimento da disciplina Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e do Projeto Educativo do Agrupamento (15 pontos):
- Demonstra pouco conhecimento da EMRC ou do projeto educativo do Agrupamento. Não consegue articular as duas áreas de forma clara e coerente - 0 pontos;
- Demonstra conhecimento básico da EMRC e do projeto educativo da escola, mas apresenta algumas lacunas ou dificuldades em articular as duas áreas - 5 pontos;
- Demonstra bom conhecimento da EMRC e do educativo da escola. Apresenta ideias claras e coerentes sobre como integrar a disciplina no currículo escolar - 10 pontos;
- Demonstra profundo conhecimento da EMRC, incluindo doutrinas, princípios éticos, e metodologias de ensino. Demonstra pleno entendimento do projeto educativo da escola e sua capacidade de integrar a EMRC nesse contexto 15 pontos.
6.8 - Competência pedagógicas e didáticas (10 pontos):
- Demonstra pouca familiaridade com métodos e recursos pedagógicos. Não demonstra capacidade de criar um ambiente de aprendizagem eficaz - 0 pontos;
- Demonstra conhecimento básico de métodos e recursos pedagógicos. Apresenta dificuldades em adaptar suas estratégias de ensino às diferentes necessidades dos alunos- 3 pontos:
- Demonstra bom domínio de métodos e recursos pedagógicos. Adapta suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos. Demonstra capacidade de criar um ambiente de aprendizagem positivo - 6 pontos:
Demonstra grande variedade de métodos e recursos pedagógicos para o ensino da EMRC. Adapta suas estratégias de ensino às diferentes necessidades dos alunos. Demonstra capacidade de criar um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo - 10 pontos.
6.9 - Atitude e Valores (10 pontos)
- Não demonstra conhecimento dos valores da instituição e da disciplina. Não demonstra interesse em desenvolver suas capacidades pedagógicas - 0 pontos.:
- Demonstra algum conhecimento dos valores do Agrupamento e da disciplina, mas apresenta dificuldades em articulá-los com sua prática profissional. _ 3 pontos;
- Demonstra conhecimento dos valores do Agrupamento e da disciplina. Demonstra interesse em desenvolver suas capacidades pedagógicas - 6 pontos;
- Demonstraum bom conhecimento dos valores do Agrupamento e da disciplina. Demonstra interesse pelo ensino e compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. - 10 pontos.
Nota importante
O candidato deve enviar obrigatoriamente todos os documentos acima solicitados, até às 23h59m do fecho do horário na aplicação do concurso, para o endereço de email contratacao@aeprosa.pt . Indicar no assunto o horário para o qual concorre (Ex: H__ Técnico Especializado _____).
O candidato deve comprovar os dados na altura da entrevista.
Motivos de exclusão:
Dado o caráter cumulativo dos critérios de seleção, a não submissão do anexo ao aviso de abertura para a avaliação do portefólio, implica a não convocatória para a fase de entrevista e consequente exclusão do concurso.
A não comprovação dos dados relativos à avaliação curricular nos prazos definidos implica a exclusão do concurso.
A não comparência à entrevista presencial implica a exclusão do concurso.