Projeto interdisciplinar 6º A ano letivo 2018/2019

Projeto interdisciplinar 6º A ano letivo 2018/2019

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Faro,  alegrou o espaço público do Centro de Saúde de Faro e celebrou o 30º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças participando no Estendal dos Direitos da Criança, no âmbito da campanha “Para todas as crianças, todos os direitos”, expondo os trabalhos realizados, no ano letivo 2018/2019 pelos alunos do 6º ano da turma A da Escola Básica  Dr. José Jesus Neves Júnior.

Estes trabalhos resultam do Projeto Interdisciplinar de Turma, cujo tema aglutinador foi o «Desenvolvimento Sustentável». Os alunos do 6.ºA, no ano letivo 2018/2019, manifestaram interesse em desenvolver atividades/projetos que estivessem relacionados com os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - erradicar a pobreza; reduzir as desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes.

Neste contexto, realizaram ao longo do ano letivo diversas atividades: ações solidárias de diversa natureza; sessão de animação cultural /encontro geracional num lar de idosos; exposição de cartazes sobre a temática da saúde/bem-estar e propuseram ao ACES Algarve I-Algarve Central com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar da UCC Faro a decoração de um espaço público que fosse utilizado por crianças no Centro de Saúde de Faro, de forma a torná-lo mais apelativo e acolhedor. 


Este projeto foi muito bem-sucedido e contribuiu para desenvolver uma cidadania ativa, valores de solidariedade, respeito pela diferença e igualdade, dando aos alunos a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e solidária.