Informação à Comunidade Educativa 2

Informação à Comunidade Educativa 2

Infelizmente e ao contrário da nossa expectativa, o caso de covid-19 que foi confirmado no dia 18 de junho, não era um caso isolado. Testaram positivo ao covid-19 mais duas funcionárias da nossa escola.
Impõem-se agora medidas mais radicais, para que se possam conter as cadeias de transmissão. Assim, vamos terminar imediatamente com as aulas presenciais e substituí-las a partir de amanhã dia 22 de junho por aulas síncronas, para que os professores tenham a oportunidade de terminar processos em curso com os alunos. É absolutamente importante defender em absoluto a segurança sanitária dos alunos, dos professores e dos funcionários, mas garantindo os direitos e interesses dos alunos que se estão a preparar para prestar provas em exame.
Após termos tido conhecimento destes dois novos casos, elaborámos uma nova lista de pessoas que contactaram mais de perto e recentemente com as funcionárias que agora testaram positivo. Essa lista foi logo entrega ao Senhor Delegado Saúde e foram hoje todos testados, aguardando-se os resultados para breve.
As três funcionárias que testaram positivo ao covid-19 têm sido contactadas por mim, encontrando-se assintomáticas e com a coragem necessária para ultrapassarem esta circunstância de infecção.
Temos os psicólogos do agrupamento a prestar o apoio necessário a todos quantos sentem maior angústia para lidar com a situação.
Temos de assumir que a atual situação relativa ao covid-19, nos impõe um retrocesso relativamente ao processo de desconfinamento que o país estava a levar a cabo.
Não é alheio a este processo, o conjunto de eventos políticos ideológicos e até reivindicativos que conhecemos recentemente e que levaram à negligência de regras de distanciamento social, incentivando a que festejos e outras manifestações de grandes grupos de pessoas viessem a acontecer.
Em função dos resultados que o covid-19 regista atualmente no nosso país e na nossa região em particular, relembro a necessidade premente de voltarmos a um maior recato no que se refere aos contactos sociais, reduzindo-os ao mínimo indispensável, abstendo-nos de frequentar aglomerados de pessoas a título de festejos comemorações ou até de reivindicações.
Para além da distância social, reitero a necessidade de continuarmos a cumprir a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool-gel, bem como o uso da máscara como a atitude mais solidária em tempo de pandemia.
A investigação epidemiológica está em curso e será garantida a vigilância de contactos pelas Autoridades de Saúde/Delegados de Saúde, que irão identificar e manter em isolamento profilático e vigilância os contactos diretos dos casos confirmados.
Informo toda a comunidade Educativa que, caso surjam duvidas, sinais ou sintomas deverão ligar a lunha SNS24 (808 24 24 24).