Alunos de Estoi visitam caravela portuguesa

Alunos de Estoi visitam caravela portuguesa

Alunos de Estoi visitam caravela portuguesa 
e descobrem o caminho para o Desenvolvimento Sustentável

No dia 23 de setembro os oitavos anos da Escola Poeta Emiliano da Costa foram visitar a caravela Vera Cruz que estava atracada no Cais Comercial de Faro.  


O capitão Rui explicou aos visitantes o funcionamento de uma caravela e o modo como se navegava sem GPS no século XVI. As turmas ficaram a conhecer os diferentes instrumentos de navegação e as regras de comportamento e de higiene a bordo de um barco na altura dos Descobrimentos.  


No caminho para a caravela os alunos colaboraram com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e recolherem o lixo ao longo da Estrada do Cais Comercial. Foi recolhido muito lixo indiferenciado, mas também plásticos, beatas e até pneus!   Parte do lixo recolhido e devidamente selecionado será usado num projeto de nome “LixARTE”. Este projeto pretende sensibilizar a comunidade para o Desenvolvimento Sustentável. O trabalho de articulação das várias disciplinas envolvidas mostrará que o “lixo” podem ter uma segunda vida e pode dar origem a novos objetos como “tapeçarias” por exemplo.  


No total, as três turmas do 8º ano recolheram 104.1 kg de lixo! O lixo de uns é o tesouro de outros.  A descoberta de novos métodos de tratamento e utilização do lixo tornará o planeta Terra mais sustentável. Parabéns aos novos “descobridores” das três turmas.