Crescer com a minha árvore

Crescer com a minha árvore

O grupo 5 de pré-escolar da EB de Bordeira, em contexto de escola iniciou este ano letivo o projeto “Crescer com a minha Árvore”.

Há quatro anos letivos, que este grupo desenvolve o projeto “O Hortinhas”, através de implementação de uma horta biológica, cuja produção de favas deu origem ao “Festival gastronómico da Fava de Bordeira”. As famílias disponibilizam as sementes, as crianças semeiam, mondam e fazem as apanhas, de acordo com o desenrolar das estações do ano.

A apanha das favas coincide com o final da primavera e a colheita é distribuída pelas famílias, que se voluntariam a preparar diferentes receitas de favas. No Dia Internacional da Família, 15 de maio, organiza-se um grande almoço comunitário, o “Festival Gastronómico da Fava de Bordeira, para o qual são convidadas todas as famílias, as entidades locais e a direção do Agrupamento.

Em grupo, no início deste mês de outubro, surgiu a ideia de criar, a par da horta, um pomar. O entusiasmo das crianças, contagiou as suas famílias. Cada família escolheu e adquiriu a árvore para plantar na escola.

Para além das árvores, as famílias procederam à recolha e entrega de diversos tipos de pavimento na escola, para a construção dos passadiços da horta e do pomar. O grupo Leroy Merlin de Faro, sensibilizado por um dos seus funcionários, encarregado de educação de uma das crianças, ofereceu uma palete de piso cerâmico, para a concretização do projeto.

As crianças participaram de forma ativa em todo o processo de ordenamento do espaço dedicado ao pomar, na construção dos passadiços para a rega e na plantação das árvores.

Em quinze dias, o tempo que decorreu desde o germinar do projeto á sua concretização, já plantámos vinte árvores e o nosso pomar já conta com dezasseis espécies diferentes de frutícolas.

Cada criança é responsável por cuidar da sua árvore, será um crescimento a pares, ao longo do pré-escolar e do 1ºciclo da nossa escola de Bordeira.