Semana AEPROSA pelo Direitos Humanos

Semana AEPROSA pelo Direitos Humanos

2ª Ação

 “Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os direitos humanos fundamentais, para que viver em comunidade e em paz seja possível.

O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).

Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.”

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPEIA JACQUES DELORS

Incluída na “Semana AEPROSA pelos Direitos Humanos”, que se realizará na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, entre os dias 15 a 19 de novembro, um grupo de alunos, estudantes do Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde, e Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos levou a cabo a iniciativa designada “2ª acção”. Esta iniciativa decorreu na quarta-feira dia 10 de novembro entre as 9h e as 12h, dinamizada por 3 grupos que se dividiram entre o Centro Distrital da Segurança Social – Faro, Câmara Municipal de Faro e baixa de Faro. Os alunos  entregaram cartas, com um endereço que suscitava algo bonito e terno, mas que no seu interior continham relatos de pessoas que sofreram variados tipos de agressões, abusos, discriminação. O mote desta ação foi “Quem vê caras não vê corações”, cujo objectivo era levar a pessoa que recebia a carta a reflectir sobre o assunto.

  A “1º ação” desta campanha foi a produção e realização do vídeo “Olá, eu sou uma pessoa!” cuja a temática nos suscitou o debate e reflexão .

Sendo, um agrupamento que está integrado na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, em que tem como principal objectivo promover uma resposta educacional contra a discriminação e a violência a partir da cultura do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, género, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou identidade religiosa. Apresentamos mais uma acção deste grupo de jovens estudantes.

A semana será repleta de actividades destinadas ao público mais jovem, e e  abertas à comunidade em geral. Começaremos pela inauguração da exposição “Welcome” na entrada da escola, na biblioteca terá uma exposição sobre o Dia Internacional da Tolerância, e no atrium da escola pode encontrar uma exposição que vem no seguimento do vídeo “Olá, eu sou uma pessoa”, no dia 17 será o ponto mais alto da nossa semana com o seminário “ A tolerância é a harmonia na diferença” com os principais convidados, Sara Caetano (Alto Comissariado para as Migrações), Carlos Baía, (Vereador do pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Faro), Anabela Afonso (Chefe de divisão de promoção e dinamização Cultura da Direcção Regional de Cultura do Algarve), Fábio Simão (Presidente do MAPS e Associação XIS), André Lara Ramos (Adjunto da direcção do AEPROSA), Cláudio Garcia (Lusco Fusco), Sérgio Pedro (Psicólogo do AEPROSA) Dino Santiago (Cantor), temos o prazer de ter como mediadora Margarida Flores, (Directora do Instituto da Segurança Social no Algarve), teremos ainda a honra de sermos prestigiados com as presença do, Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, Delegado Regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, em representação do Diretor-Geral da Educação, Pedro Meireles, Director do AEPROSA, Francisco Soares, Diretores dos Agrupamentos de Escolas João da Rosa (Olhão) e Eng. Nuno Mergulhão (Portimão). No dia 18 teremos um dia completamente dedicado à Rádio 100.PR e ao Podcast Sempreaviar, em que iremos receber vários convidados que irão partilhar as suas experiências de vida relacionadas com o tema unificador da semana, Os Direitos Humanos, Na sexta feira dia 19, teremos a possibilidade de assistir ao filme “O Sonho de Wadja”, num projecto interdisciplinar com a semana da Filosofia a decorrer na mesma data.

Porque todos nós somos pessoas e todos merecemos Respeito!