Jovens algarvios andam há um ano a “Crescer pelo Mar”

Jovens algarvios andam há um ano a “Crescer pelo Mar”

Inspirada «por uma abordagem inovadora de aprendizagem experiencial», a AECO  juntou-se ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e à Associação de Proteção à Rapariga e à Família, e criou,  há cerca de um ano,  «um corpo multidisciplinar» de formadores, pondo-os em contacto «com um grupo de jovens que pretendiam desenvolver as suas competências pessoais e profissionais com e para o mar».

O grande objetivo é «capacitar jovens institucionalizados, sinalizados ou referenciados pelas escolas como estando em situações de risco para o desempenho de atividades lazer, competição e profissionalizantes relacionadas com o mar, melhorando em simultâneo, competências pessoais e qualificações técnico-profissionais», segundo Ricardo Barradas, coordenador do projeto.

«Durante este primeiro ano de execução, foi possível colocar os participantes a praticar vela de cruzeiro, vela de regata, interpretação do património cultural e ambiental. Mas propomo-nos a ir mais longe. Estamos, por exemplo, a ultimar os detalhes finais com o especialista em marketing Bruno Gabriel, para integrar um módulo de marketing pessoal através do qual os jovens poderão desenvolver competências específicas ao nível da comunicação, certamente determinantes para o futuro profissional deles», acrescentou.

 

 

In Sulinformação