
Açores, um laboratório vivo de Biologia e Geologia e Física e Química
No dia 5 de outubro de 2022, dezasseis alunos da turma B, do 11.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, acompanhados pelos professores Ana Clara Abegão (professora de Biologia e Geologia) e Rui Poeira (professor de Física e Química), tiveram a oportunidade de visitar a Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores, numa saída de campo realizada no âmbito das disciplinas Biologia e Geologia e Física e Química, com a finalidade de ampliar conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas, aplicando-os em contexto mais prático, num cenário geológico único, ao mesmo tempo que houve possibilidade de rever conteúdos de 10.º ano das duas disciplinas, nomeadamente o vulcanismo e as rochas, mas também os elementos químicos, tais como os presentes nas águas termais e as reações químicas.
Nesta ilha, considerada a pérola do Atlântico, os participantes puderam desfrutar dos seus recursos naturais, visitando locais de forte relevância e interesse biológico e geoturístico, nomeadamente caldeiras com lagoa (cone vulcânico abatido – ilhéu de Vila Franca) e manifestações de vulcanismo secundário, aliados a uma fauna e flora únicas, sob orientação de um guia regional de modo a que esta experiência fosse inesquecível e aprimorada.
A Ilha de São Miguel é a maior dos Açores, formando o Grupo Oriental do Arquipélago juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância. Possui um património geológico e biológico únicos, que importa conhecer e preservar.
Reinaram, durante a saída de campo, momentos aprendizagem e convívio, demonstrando-se, de forma clara e objetiva, o quão importantes e necessárias são estas saídas, não apenas no âmbito escolar e de aquisição de conhecimentos de conteúdos programáticos, mas também em termos de desenvolvimento pessoal, social e cultural. Esta saída de campo inesquecível comprovou que, de facto, o verdadeiro conhecimento não está confinado às salas de aula e à teoria. O verdadeiro conhecimento concilia os ensinamentos com um contexto mais prático e experimental, revelando que as vivências e as observações são deveras significativas e frutíferas. As aprendizagens em contexto interdisciplinar geram um sentimento de lógica, dando uma maior compreensão do mundo que nos rodeia e revelando-se fundamentais para uma verdadeira aquisição das várias competências definidas o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.