SEIVA - SEMANA DE EDUCAÇÃO E INICIATIVAS DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA ESPR

SEIVA - SEMANA DE EDUCAÇÃO E INICIATIVAS DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA ESPR

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) promoveu, uma vez mais, a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) no Algarve, entre os dias 8 e 16 de outubro, sob o tema “Impacto das Alterações Climáticas nos Ecossistemas Aquáticos”. O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa associou-se a esta iniciativa dinamizando um conjunto de atividades diversificadas, de sensibilização e intervenção ambiental. Uma articulação entre os projetos, Clube Ciência Viva na Escola e Programa Eco-Escolas, onde professores de várias áreas disciplinares, em parceria com entidades externas, desenvolveram atividades nas diversas escolas do Agrupamento.

Na escola Secundária Pinheiro e Rosa as várias turmas foram desafiadas a criar slogans de sensibilização acerca da importância da água e da sua preservação, que ficaram patentes no corredor principal da escola, numa exposição criada pelos alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. A Associação Zero foi também responsável pela dinamização de debates e de workshops, para várias turmas, alusivos à temática das “Alterações Climáticas”. Em contexto de sala de aula, várias turmas dos Cursos Científico-Humanísticos, nas disciplinas de Biologia e Geologia e Geografia realizaram atividades práticas de simulação, da acidificação dos oceanos e do aumento do nível do mar. Foi realizada ainda uma intervenção nos espaços exteriores da escola, de remoção de plantas invasoras (cana comum, erva das pampas e acácias), com a participação dos alunos do Curso Profissional de Proteção Civil, em colaboração com os Serviços da Câmara Municipal de Faro. Por último, é de salientar que entre os dias 13 e 15 de outubro, uma turma do 11ºAno do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias realizou um acampamento de Voluntariado Ambiental na Ilha de Tavira onde teve oportunidade de desenvolver atividades tais como: participar numa ação de de sensibilização sobre o efeito das alterações climáticas ao nível da dinâmica do litoral, visitar o polo de Tavira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, avaliar a qualidade ecológica da água da Ria Formosa com base na identificação de macroinvertebrados bentónicos, observar e aprender a monitorizar os microplásticos existentes nas areias da praia e na água da Ria, identificar e proceder ao arranque e remoção de espécies invasoras na Ilha de Tavira e visitar a exposição sobre a Dieta Mediterrânica, patente no Museu Municipal de Tavira.

Na Escola E.B. 2,3 Dr. José Neves Júnior a turma C do 8.ano também realizou uma atividade experimental sobre o aumento do nível do mar, discutindo-se a problemática do degelo a nível global, tendo em conta as alterações climáticas.

Na Escola Básica Poeta Emiliano da Costa o trabalho sobre esta temática iniciou-se através da comemoração do Dia Nacional da Água (1 de outubro). O Clube Ciência Viva da Escola e o Programa Eco-escolas lançaram o desafio a todas as turmas para visualizarem um pequeno vídeo sobre a utilização sustentável da água e elaborarem uma frase alusiva à temática, posteriormente expostas na biblioteca escolar.

Foi também realizada uma exposição sobre Alterações Climáticas cedida pela Associação Sistema Terrestre Sustentável- ZERO, no âmbito do projeto europeu Ativa ClimACT. A exposição decorreu em parceria com a Biblioteca Escolar. Tiveram ainda lugar campanhas de limpeza do espaço escolar e  um Workshop, promovido pelo facilitador do projeto Ativa ClimACT da ONG ambientalista ZERO, em que foram dinamizadas atividades para explicar o que são as alterações climáticas e como surgiram, com o intuito de desenvolver o pensamento coletivo e possivelmente criar alguma mudança ou iniciativa entre os participantes. 

 

A melhoria da consciência ambiental dos nossos alunos, em particular no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos da nossa região foram objetivos que estas atividades ajudaram a concretizar.

As Responsáveis pelo Clube Ciência Viva da Escola e Programa Eco-Escolas
Magda Dias, Carla Rego e Isabel Nascimento