Foi aprovada a candidatura do nosso Agrupamento a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) para o ano letivo 2023/24. O projeto nacional tem como objetivo prestar as condições necessárias aos alunos-atletas para conciliar o sucesso escolar e o desportivo.
As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.
Após dois anos de experiência como escola externa às UAARE iremos agora ser uma escola da rede - escola de referência a nível nacional - o que nos permitirá reunir alunos-atletas da região do sotavento algarvio numa escola da cidade de Faro, capital de distrito do Algarve.
São destinatários do projeto:
1. Alunos-atletas de nível I com estatuto de alto rendimento, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro;
2. Alunos-atletas de nível II que integrem seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril;
3. Alunos-atletas de nível III com potencial talento desportivo, mediante comprovativo que ateste tal estatuto, com evidências relevantes, validadas pelo diretor técnico nacional da federação da respetiva modalidade desportiva;
4. Alunos-atletas noutras situações, autorizadas pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do desporto, mediante parecer prévio da Direção-Geral da Educação (DGE), integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas;
5. Outros agentes desportivos previstos no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, e no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas.
Para mais informações ou esclarecimentos contacte direcao@aeprosa.pt e consulte https://uaare.dge.min-educ.pt/pt
Comments