“OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS – comércio ilegal, uma via para extinção” promovido pela ABAAE, em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa e a DGE
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos de várias turmas dos 10 e 11ºAnos dos Cursos Científico-Humanísticos responderam ao desafio “Operação sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a extinção” e desenvolveram pesquisa e produziram trabalhos sobre a temática do tráfico ilegal de espécies. Esta atividade criminosa ocupa atualmente a segunda posição na lista das principais ameaças às espécies, apenas sendo ultrapassada pela destruição dos habitats. Estima-se que esta prática movimente mil milhões de dólares anualmente, estando equiparada ao tráfico de droga e armas. O continuidade e intensificação deste comércio ilegal conduz à extinção direta da fauna e flora da Terra. Este comércio clandestino, envolve a captura, transporte e venda ilegal de animais selvagens, plantas e seus derivados, por exemplo, ovos (de aves ou de répteis) ou partes de animais (como dentes, chifres ou peles). As espécies envolvidas no tráfico variam consoante a época e as tendências do mercado comprador.
Conscientes desta problemática, os nossos alunos, através dos trabalhos que produziram, deram vida a uma exposição constituída por uma coleção de posters de sensibilização, bem como um conjunto de produtos artísticos alusivos ao tema, elaborados maioritariamente com materiais reciclados. Esta exposição, patente na Biblioteca da Escola Secundária Pinheiro e Rosa durante o mês de maio, teve oportunidade de ser divulgada em primeira mão, no dia 18 de abril, durante a V Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas, que decorreu na UALG – Campus da Penha, subordinada ao tema “Biodiversidade… um desafio à mudança”, organizada pelo nosso Agrupamento.
Ao vencerem este desafio, os alunos terão oportunidade de realizar uma visita especial ao Jardim Zoológico de Lisboa, para apadrinhamento de uma espécie ameaçada por Tráfico Ilegal (encontro com o tratador e enriquecimento ambiental).
Bem hajam a todos os que realizaram este excelente trabalho! Parabéns!
Comentarios