top of page

Aventuras de Escrita Colaborativa

OBJETIVOS:

  • Criar ambientes promotores de leitura ativa e produção escrita contextualizada e significativa.

  • Proporcionar oportunidades motivadoras de planificação, composição e revisão do texto, em interação e coconstrução.

  • Reinterpretar o texto através da linguagem não verbal (ilustração).

  • Promover a consciência autoral das obras produzidas pelos alunos.

  • Desenvolver circuitos de comunicação para divulgação das histórias criadas.

  • Estreitar a relação escola-família e comunidade em torno da escrita e da leitura.

ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES:

O Projeto de Escrita Colaborativa, iniciado em 2010 na Escola Básica Dr. José Neves Júnior, envolve todas as turmas do 2.º Ciclo das escolas do agrupamento, participando o 5.º ano na coescrita e ilustração da história e o 6.º ano no lançamento do livro impresso.

O processo de construção dos episódios desenrola-se na aula de Português ao longo de todo o ano. Em cada turma, o trabalho oficinal é desenvolvido num ambiente de partilha, negociação e aprendizagem colaborativa, desde a escolha do assunto e das ideias a incluir, à construção e reconstrução do texto e à revisão final para publicação. Paralelamente, decorre o trabalho de ilustração, em articulação com Educação Visual.

No final, a obra criada é o culminar de uma aventura de produção literária, resultando do trabalho de todas as turmas, cada uma das quais transporta para o contínuo narrativo a sua singularidade, que converge para um todo coerente, repleto de imaginação e fantasia próprias da idade.

Para que os alunos vivenciem toda a experiência autoral, o projeto inclui, no ano letivo seguinte, uma sessão pública de lançamento do livro impresso, com a leitura de excertos realizada por alunos das turmas envolvidas.


O resultado deste trabalho são dez livros digitais e oito livros impressos.


Uma Aventura até à Liberdade (2023/2024)                      https://www.calameo.com/read/00043796021f550f35c11


Não Pode Ser o Fim!!! (2019/2020)                      https://www.calameo.com/read/000437960c4fc65bbf955


As Sete Pedras da Liberdade (2018/2019)            https://www.calameo.com/read/000437960f622d93d96c4


A Caminho do Arco-Íris (2017/2018)               

Parte I                                                                           https://www.calameo.com/read/0004379604e72e7ded62e

Parte II                                                                          https://www.calameo.com/read/0004379606d829f633b3b


Uma Questão de Perfume (2016/2017)                https://www.calameo.com/read/00043796041bfda0d5f4e


Regresso ao Passado (2015/2016)                           https://www.calameo.com/read/000437960fa73c0c368d4


Como a Vida Muda! (2014/2015)                            https://www.calameo.com/read/0004379602a2f367e4cdc


O Estranho Caso do Fantasma Sem Nome (2013/2014)

https://www.calameo.com/read/000437960f53e028a4693


A Demanda Daquilo Que Todos Nós Sabemos (2012/2013)

https://www.calameo.com/read/000437960bde29250f823


O Mistério dos Sorrisos Roubados (2011/2012)

https://www.calameo.com/read/0004379607805d2400f1f


O Cientista Louco e o Seu Rival (2010/2011)       https://www.calameo.com/read/0004379609e89890c471b

Página Oficial do projeto:

Vídeos sobre o projeto:

Projeto de Escola

2.º Ciclo

Tipo de Projeto:

Nivel de ensino envolvido:

Escolas envolvidas:

Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior e Escola Básica Poeta Emiliano da Costa

Dinamizadores:

Professores de Português e de Educação Visual

bottom of page