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Clube Ciência Viva na Escola

OBJETIVOS:

O Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) constitui um projeto nacional que, no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, teve início no ano letivo 2018/2019, resultando de uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral de Educação (DGE) e a Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (CV-ANCCT).

Este projeto tem como finalidade promover a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa através do ensino prático e experimental, estabelecendo parcerias com instituições científicas e de ensino superior, centros Ciência Viva, autarquias, entre outros.

ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES:

ATIVIDADES

- Implementar nos diferentes ciclos e níveis de ensino atividades práticas e experimentais que permitam trabalhar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), bem como as Aprendizagens Essenciais de diversas disciplinas. - Fomentar a abertura do Agrupamento à comunidade, através do estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, centros Ciência Viva, autarquias, etc. - Promover o pensamento critico e a resolução de problemas. - Potenciar o trabalho colaborativo e interdisciplinar.


LINHAS DE ORIENTAÇÃO


1. CCVnE trabalha o currículo Desenvolvimento de atividades práticas e experimentais, dentro e fora da sala de aula, articuladas com os documentos de referência.

2. Clube CCVnE Organização nas escolas básicas 2/3 e secundária de um grupo de trabalho constituído por alunos e professores que desenvolvam materiais e implementem atividades práticas na educação pré-escolar e no 1º Ciclo.

3. CCVnE vai às Escolas Desenvolvimento de atividades práticas nas Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

4. CCVnE recebe as Escolas Desenvolvimento de atividades práticas nos laboratórios das escolas EB 2,3 e da escola secundária do Agrupamento para alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento.

5. Organização/participação em atividades (internas e externas) Dias e Semanas Temáticas do Agrupamento; Laboratórios Abertos de Ciências; Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas; Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental.

6. Participação em projetos externos de ciência cidadã Egroundwater - Monitorização do aquífero da Campina de Faro (FCT - Universidade do Algarve); REASE - Quantificação do carbono azul existente na Ria Formosa (Centro de Ciências do Mar do Algarve); Avaliação da Qualidade Ecológica da água com base nos macroinvertebrados marinhos (Agência Portuguesa do Ambiente - ARH do Algarve);


Parcerias estratégicas internas: Curso Geral do Ensino Básico Curso de Ciências e Tecnologias Outros Cursos (Profissionais/ Científico-Humanísticos) Eco-Escolas Clube de Proteção Civil Clube do Ambiente Clube de Programação e Robótica Cidadania e Desenvolvimento Projeto Cultural de Escola.


Parcerias estratégicas com a comunidade:

Centro de Ciência Viva do Algarve

Centro de Ciência Viva de Tavira

Centro de Ciências do Mar do Algarve

Universidade do Algarve

Agência Portuguesa do Ambiente - ARH do Algarve

Câmara Municipal de Faro

Página Oficial do projeto:

Vídeos sobre o projeto:

Plurianual 2023/2026

Todos

Tipo de Projeto:

Nivel de ensino envolvido:

Escolas envolvidas:

AEPROSA

Dinamizadores:

Coordenadora: Magda Dias; Subcoordenadoras: Sandra Alves e Ana Dutra;

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