UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
OBJETIVOS:
O programa visa uma articulação eficaz entre o Agrupamento de Escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e o município, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas do ensino básico e secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.
A quem se destina:
Alunos, ou outros agentes desportivos, que realizam uma prática desportiva validada pela Federação da respetiva modalidade num dos seguintes níveis:
Alunos-atletas de nível I com estatuto de alto rendimento, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro;
Alunos-atletas de nível II que integrem seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril;
Alunos-atletas de nível III com potencial talento desportivo, mediante comprovativo que ateste tal estatuto, com evidências relevantes, validadas pelo diretor técnico nacional da federação da respetiva modalidade desportiva;
Alunos-atletas noutras situações, autorizadas pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do desporto, mediante parecer prévio da Direção-Geral da Educação (DGE), integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas;
Outros agentes desportivos previstos no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, e no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas.
ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES:
Atuar em três domínios essenciais: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar, trabalhando em rede com autarquias, clubes desportivos e encarregados de educação, para assegurar as condições de conciliação para o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas.
Realizar um Plano Pedagógico Individual de Conciliação para cada aluno-atleta, que dê suporte a possíveis ausências e épocas mais sobrecarregadas para mobilizar estratégias e articular procedimentos.
Ajustar os calendários desportivo com o escolar, gerindo as ausências dos alunos-atletas para provas ou estágios desportivos.
Coordenar e mobilizar os professores da Sala de Estudo Aprender +, que asseguram a vertente de pedagogia diferenciada e dos planos pedagógicos individuais, com recurso a trabalho colaborativo e reflexivo com os professores curriculares e respetivo conselho de turma. Pode assumir as formas de apoio personalizado, apoio à distância e ensino a distância.
Articular o trabalho na SEAM com os Conselhos de Turma, para apoiar os alunos-atletas nos casos de maiores ausências ou dificuldades diagnosticadas pelos professores.
Avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico pelo psicólogo/a escolar.
Articular a troca de informação necessária entre a Escola, Encarregados de Educação e/ou Interlocutores Desportivos ou Federações Desportivas.
Parcerias estratégicas internas:
Direção
Coordenadoras de Diretores de Turma
Serviço de Psicologia e Orientação: psicóloga escolar
E.M.A.E.I. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Parcerias estratégicas com a comunidade:
Câmara Municipal de Faro
IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude
Clubes desportivos
Associações Desportivas
Federações Nacionais de Modalidades
Notícias UAARE:
AEPROSA admitida na Rede Nacional de Escolas UAARE
Mais um aluno/atleta em COMPETIÇÃO
Campeã Regional Feminina de ILCA 6
Etson Barros Campeão Nacional de Corta-Mato
Participação de Alunos-Atletas UAARE no IX Meeting Internacional do Algarve
Fatoumata Dialló venceu os 200m e os 400 no Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo
Medalha de bronze por equipas em Europeu
Duas medalha de bronze na bagagem do Gonçalo
Europeu de Vela - Leonor Soeiro