top of page

Serviços
Técnico-Pedagógicos

Estes serviços têm como função essencial o acompanhamento de alunos ao longo do processo educativo, no apoio ao seu desenvolvimento harmonioso e integração na escola, na articulação com diversos serviços internos e externos, entre outras. Devem contribuir para o sucesso educativo na escola, tendo em conta a grande missão desta instituição pública.

Recepcionista
Meninas na biblioteca

Bibliotecas Escolares

Uma biblioteca escolar é um espaço dentro de uma instituição educacional, como a escola, dedicada a fornecer acesso a uma variedade de materiais impressos e digitais para fins educacionais e recreativos. Ela desempenha um papel fundamental no apoio ao processo de aprendizagem, fornecendo recursos de informação, materiais didáticos, livros, jornais, mídias eletrônicas, entre outros. A biblioteca escolar tem como objetivo principal promover a leitura, incentivar a pesquisa, o pensamento crítico e a busca por conhecimento entre os alunos e até mesmo entre os professores. Além disso, ela pode oferecer programas educacionais, atividades culturais e eventos relacionados à literatura e à educação. 

​

No Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa fazem parte seis bibliotecas escolares já integradas na rede:

  • Escola Secundária Pinheiro e Rosa;

  • Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior;

  • Escola Básica Poeta Emiliano da Costa;

  • Escola Básica da Conceição;

  • Escola Básica de Vale de Carneiros;

  • Escola Básica da Lejana.

​​

No seu conjunto, as bibliotecas escolares colocam à disposição dos seus utilizadores mais de 20 000 títulos, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento.

​

Temos uma equipa dinâmica que faz chegar os livros e a leitura a todas as escolas do Agrupamento. Para além de tornarmos a leitura apetecível, marcamos a diferença com projetos de articulação e com a participação em eventos de caráter regional e/ou nacional.

Recepcionista
Psicólogo infantil

Serviço de Psicologia e Orientação

O Psicólogo da Educação intervém no comportamento humano, em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social. O âmbito de atuação é alargado, estendendo-se aos vários contextos onde os processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem ocorrem, seja de forma formal ou informal. A intervenção contempla crianças, alunos, profissionais de educação e outros técnicos especializados, famílias, instituições e serviços da comunidade, e a sociedade em sentido mais amplo.

Recepcionista

EMAEI

A equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva desempenha um papel fundamental na identificação das medidas de suporte mais adequadas a cada aluno, assim como no acompanhamento e monitorização da eficácia da sua aplicação. Nesta equipa, têm assento elementos permanentes conhecedores da organização da escola e elementos variáveis nos quais se incluem todos os profissionais que intervêm com o aluno, salientando-se a participação dos pais ou encarregados de educação, cujo envolvimento em tudo o que respeite à educação dos seus filhos ou educandos se consigna como um direito e um dever.

Crianças em círculo
bottom of page